domingo, novembro 27, 2011

COLÔNIAS ESPIRITUAIS

Recebi por e-mail informações muito importantes a respeito das Colônias Espirituais, elaboradas pelo Centro Espírita Porto da Paz, Carla A. Nunes, e achei tão relevante constar neste blog para que compartilhem comigo, por que até o detalhe de suas localizações consta, ilustrado através de suas dimensões sobre o mapa do Brasil, além de demonstrar o trabalho que elas realizam, ou seja, os objetivos das respectivas Colônias que são, nada mais, as diversas moradas citadas no Evangelho. Fiquei muito emocionada quando li a respeito, pois eu acho que identifiquei onde a minha doce mãe deve morar...




Baseando-se na obra de Emmanuel Swedenborg - A verdadeira religião cristã - lá menciona que o Universo se compõe de diferentes esferas, com vários graus de luminosidade e felicidade e
essas esferas nos servirão de morada depois da morte na Terra, de conformidade com as condições espirituais que aqui tenhamos conseguido.



No mundo espiritual há terras como no nosso mundo material, há planícies e vales, montanhas e colinas e também fontes e rios; há cidades e nessas cidades há palácios e casas; há escritos e livros; há funções e comércio; há ouro, prata e pedras preciosas; em uma palavra, há tanto em geral como em particular, todas as coisas que estão no mundo natural, mas estas coisas nos céus são imensamente mais perfeitas.

Para certas pessoas convencidas da existência do Espírito deve ser motivo de espanto que Espíritos tenham suas habitações e as suas cidades.
Pelo médium psicógrafo Victorien Sardou, descreveu que os habitantes de Júpiter têm seus lares comuns e suas famílias, sendo grupos harmoniosos de espíritos simpáticos, unidos no triunfo, após terem sido unidos na luta. Daí as moradas tão espaçosas que merecem exatamente o nome de "palácios". Ainda como nós, os Espíritos têm suas festas. suas cerimônias, suas reuniões públicas; daí certos edifícios destinados a estas finalidades.
O que rege a formação de Colônias Espirituais é a Lei de Afinidade.
As Colônias Espirituais são de diversos tipos. Por exemplo: socorristas, correcionais, estudo e desenvolvimento das artes, de pesquisas no autoconhecimento e científicas, dentre muitas outras.
Nas ilustrações abaixo estão sendo demonstradas e apresentadas poucas destas moradas espirituais existentes em nosso país.


























Faremos parte de uma Colônia Espiritual dessas proporções quando desencarnarmos?

Como vivemos?


Escolhemos o bem?



Buscamos a paz?


Tudo está em nossas decisões... o tal do livre-arbítrio, enfim, colheremos o que plantarmos...


Convido a mim e a vocês para refletirmos sobre tudo isso...


Katia Souzá




sexta-feira, maio 27, 2011

ESCALA ESPÍRITA













Ouvi alguém comentar na turma sobre o interesse no assunto ESCALA ESPÍRITA.
No Livro dos Espíritos, Livro Segundo - Mundo Espírita ou dos Espíritos, consta detalhadamente sobre esta escala, cujo resumo transcrevo de uma maneira bem sucinta a seguir.


Boa leitura.


KATIA SOUZÁ



A classificação dos espíritos é baseada no seu grau de adiantamento, nas qualidades que adquiriram e nas imperfeições que ainda devam se livrar. Essa classificação não tem nada de absoluto, pois, à medida que há a evolução, tudo muda, assim como ocorre nas classificações científicas.
Os espíritos admitem, geralmente, 3 categorias:
TERCEIRA ORDEM - ESPÍRITOS IMPERFEITOS
Predominância da matéria sobre o espírito. Possuem intuição de Deus mas não compreendem.

Propensão ao mal. Ignorância, orgulho, egoísmo, inveja, ciúme, crueldade, avareza, mentira, hipocrisia e todas as más paixões que são as suas consequências.

Nem todos são essencialmente maus. Entre alguns há mais leviandade, inconsequência e malícia do que verdadeira maldade. Alguns não fazem nem o bem e nem o mal, porém, pelo fato de não fazer o bem, já demonstram sua inferioridade.



Pode-se dividi-los em 5 classes principais:




Décima classe: Espíritos Impuros - são inclinados ao mal, dando conselhos falsos, provocam a discórdia e a desconfiança e se mascaram de todas as formas para enganar. São reconhecidos pela sua linguagem trivial e grosseira. Alguns povos fizeram destes espíritos divindades malfazejas; outros os designaram como demônios, maus gênios, espíritos do mal.

Nona classe: Espíritos Levianos - são ignorantes, maliciosos, inconsequentes e zombeteiros. Respondem a tudo sem se preocupar com a verdade. Comprazem-se em causar pequenos desgostos e pequenas alegrias, atormentar e induzir maliciosamente ao erro por meio de mistificações e espertezas. São os espíritos vulgarmente chamados de duendes, trasgos, gnomos, diabretes. É mais para se divertir conosco do que pela maldade.


Oitava classe: Espíritos Pseudo-Sábios - possuem conhecimentos amplos e acreditam saber mais do que sabem na realidade. Sua linguagem tem uma característica séria que pode induzir ao erro. É a mistura de algumas verdades ao lados dos erros mais absurdos, sobressaindo-se a presunção, o orgulho, a inveja, a obstinação das quais não puderam se libertar.



Sétima classe: Espíritos neutros - não são bastante bons para fazer o bem, nem suficientes maus para fazer o mal. Eles se prendem às coisas deste mundo e lamentar a perda das alegrias grosseiras que nele deixaram.




Sexta classe: Espíritos Batedores e Perturbadores - podem pertencem a todas as classes da Terceira Ordem. Manifestam sua presença por efeitos sensíveis e físicos, como pancadas, o movimento e o descocamento anormal dos corpos sólidos, a agitação do ar, etc.

Todos os espíritos podem produzir esses fenômenos, mas os de ordem elevada os deixam como atribuições de subalternos, mais aptos as coisas materiais do que às da inteligência. Quando julgam que estas manifestações são úteis, servem dos espíritos dessa classe como auxiliares.

SEGUNDA ORDEM - BONS ESPÍRITOS

Predominância do espírito sobre a matéria; desejo do bem. Suas qualidades e poder para fazer o bem estão em conformidade com o grau que alcançaram. Uns têm a ciência; outros a sabedoria e a bondade. Não estão completamente desmaterializados, pois conservam os traços da existência corporal. Se não fosse por isso, seriam perfeitos. São felizes pelo bem que fazem e o mal que impedem. Sugerem sempre bons pensamentos, desviam o homem do caminho do mal, protegem a vida daqueles que se tornam dignos e neutralizam a influência dos espíritos imperfeitos sobre os que não têm por que passar por ela. Quando encarnados, fazem o bem pelo bem.

Nas crenças populares foram designados como gênios bons, protetores, Espíritos do bem. Nos tempos de superstições e ignorância, foram tidos como entidades benfazejas.

Pode-se dividi-los em 4 grupos principais:

Quinta classe: Espíritos Benevolentes - a bondade se destaca, satifazendo-se em prestar serviços ao homem e a protegê-lo, porém, seu saber é limitado. Seu progresso é maior no sentido moral do que no intelectual.


Quarta classe: Espíritos Prudentes - distinguem-se pela abrangência de seus conhecimentos. Tem mais aptidão para as questões científicas, sob o ponto de vista da utilidade, livre das paixões que são próprias dos espíritos imperfeitos.





Terceira classe: Espíritos de Sabedoria - caracterizam-se pelas qualidades morais de ordem mais elevada. São dotados de capacidade intelectual, permitindo-lhes julgar com precisão homens e coisas.


Segunda classe: Espíritos Superiores - reúnem a ciência, a sabedoria e a bondade. Linguagem digna, elevada e, frequentamente, sublime. Comunicam-se voluntariamente com os que procuram de boa fé a verdade e se afastam de curiosos, que se desviam da prática do bem.

Quando encarnam na Terra, é para cumprir uma missão de progresso.

PRIMEIRA ORDEM - ESPÍRITOS PUROS

Não tem nenhuma influência da matéria. Superioridade intelectual e moral absoluta em relação aos espíritos das outras ordens.



Primeira classe: Classe Única - percorreram todos os graus da escala e se despojaram de todas as impurezas da matéria, não tendo mais provas e expiações a sofrer, vivendo a vida eterna, que desfrutam no seio de Deus.

Gozam da felicidade, que não é de uma ociosidade monótona, vivida em contemplação perpétua. São os mensageiros e os ministros de Deus, cujas ordens executam, para a manutenção da harmonia universal.

Dirigem a todos os Espíritos que lhe são inferiores, ajudam-nos a se aperfeiçoarem e determinam as suas missões. `

São, às vezes, designados de anjos, arcanjos ou serafins.

Podemos nos comunicar com eles, desde que façamos com a pureza de nosso coração.


Vejam que são degraus que vamos escalando, à medida que vamos evoluindo, uns mais lentamente, outros mais rapidamente, dependendo do esforço de cada um, cujo objetivo é chegarmos perto de Deus e sempre o trabalho estará presente, em prol de ajudar os nossos irmãos a aprenderem rumo à evolução.

terça-feira, abril 12, 2011

AS MÃES DE CHICO XAVIER


Estreou mais um filme sobre o médium Chico Xavier, comprovando, mais uma vez que a espiritualidade está sendo bem recebida pelo público.

SINOPSE
O filme conta a história de três mulheres que enfrentam problemas na vida pessoal. Ruth (Via Negromonte) que tem problemas com o seu filho usuário de drogas. Elisa (Vanessa Gerbelli) que tenta compensar a falta do marido dando toda a atenção ao filho. Lara (Tainá Muller) é uma professora que enfrenta uma gravidez indesejada. As três mães se encontram quando cada uma decide procurar a ajuda do Chico Xavier.


Assista ao trailer oficial do filme:




sexta-feira, março 25, 2011

A LÓGICA DA REENCARNAÇÃO

Eu achei interessante postar sobre este assunto, pois tudo nesta vida é matemática, pode perceber? Se você, com o seu livre-arbítrio, decide ir para um determinado caminho, com certeza, respostas desta escolha virão, cedo ou tarde e, assim, através de erros e até acertos, vamos evoluindo. Mas dá tempo em uma só vida evoluirmos totalmente? Claro que não. Por isso é importante o esclarecimento do porquê da reencarnação.

O Espiritismo não inventou a reencarnação, simplesmente, ela está inserida nas leis divinas para a evolução do espírito.

Sendo o Espiritismo a união da ciência, filosofia e religião, tudo que o ser humano questionar, lá, com certeza, estarão as respostas às nossas indagações, tanto que foi assim que cheguei à esta doutrina. O ser humano está sempre em busca da verdade para descobrir porque está aqui, quem ele é e, através destas buscas, vamos compreendendo porque certas coisas ocorrem em nossas vidas. Não é maravilhoso?


Boa leitura!


Katia Souzá