segunda-feira, maio 14, 2012

CAMINHOS PARALELOS - CIÊNCIA E RELIGIÃO

Dando continuidade às divulgações das publicações constantes nas revistas distribuídas pelo Templo Sagrado de Guarapiranga, quando a nossa 17ª Turma fez o passeio no dia 25 de setembro de 2011, o assunto que resolvi abordar, extraí de uma das Revistas -  "Johrei Center"- na qual expõe sobre os caminhos que estão se tornando cada vez mais paralelos entre a ciência e a religião. O que me incentivou a escolher este assunto foi a conversa que tive com o Pérsio na última 4ª feira, cuja ênfase que ele fez foi que a tendência é que a filosofia entre a ciência e a religião acabem se coincidindo, pois,  hoje, infelizmente, é a ciência que impede esta crença por falta de provas incontestáveis, a ponto de haver muitos questionamentos a respeito por  um número muito considerável de indivíduos que se autodenominam ateus, agnósticos e até por aqueles que dizem crer em Deus também.
Li o assunto constante na revista e resolvi colocar de forma bem simples e clara, uma vez que já se tem rumores deste cruzamento destas duas filosofias que sempre se opuseram entre si.
imagem retirada do blog de Daniel Pires que também enfatiza sobre a união da Ciência e da Religião:
 http://danielpires93.blogspot.com.br/2011/01/ciencia-x-religiao-uniao.html

A boa notícia é que isso pode mudar, ou melhor, haver, realmente, um cruzamento destas filosofias, pois é até engraçado: de tanto haver oposição, uma hora vai haver a intersecção. Como assim?
Bem, sintetizando, os primeiros registros escritos sempre denotaram que a religião foi um elemento propulsor para ligar o homem a algo superior, na busca de um significado, aliás, jamais poderemos compreender a humanidade sem compreender as suas crenças.
No campo da ciência, a física avançou significativamente no estudo de formas de energia, tornando a ciência cada vez mais próxima de explicar como a vida poderia ter surgido através de reações químicas espontâneas.
Prova e crença, conhecimento e intuição, ciência e religião, ambas passaram seguir por estradas paralelas por volta do século XVII. Felizmente, ainda neste século, um cruzamento as espera.
Talvez este cruzamento ocorra quando o homem chegar no limite da dissecação de descobrir o todo, ou quando a menor partícula atômica revelar a existência da energia espiritual. É quando a procura de uma prova chegar no limite da existência de Deus, ou seja, o ateísmo chegar num ponto final de tantas pesquisas de se querer provar o contrário. É aí que se chega o momento de Deus permitir cair, de vez, o véu da dúvida...
Já está mais que na hora, com tantos fenômenos ocorrendo acerca da sensibilidade, dos cientistas deixarem de se sentirem que não precisam da espiritualidade pra nada, aliás, é através do fenômeno da inspiração que se obtém a revelação de uma ideia, demonstrando que nunca ninguém cria ou faz algo sozinho.
Os primeiros sinais deste cruzamento podem ser percebidos pelo interesse da ciência em relação à influência da fé na cura de doenças ou no melhoramento da saúde e, também, pelo interesse da religião em explicar, cientificamente, os fenômenos espirituais.
A Associação Brasileira de Medicina Complementar publicou alguns dados bastante interessantes sobre Fé e Cura, as quais foram pesquisas levantadas com milhares de pessoas e perceberam que aqueles que se consideravam religiosos tinham menos problemas de saúde. 
Percebeu-se que frequentar lugares religiosos tem relação com taxas menores de depressão e ansiedade.
Pessoas sob estresse apresentam aumento da pressão arterial e das frequências cardíaca e respiratória, reduzindo a imunidade. Uma pessoa em estado de estresse revela que é uma pessoa que tem medo e dúvida, sentimentos estes contrários à fé.
Constatou-se, então, em várias pesquisas, que tanto a meditação como a oração, o tai chi chuan e a ioga provocam uma reação oposta ao estresse.
Enfim, pesquisas estão ajudando para que os caminhos fiquem paralelos entre a ciência e a religião, ou seja, estamos bem próximos deste cruzamento. É sinal que é a permissão de Deus se manifestando.
Ainda há poucos materiais acerca deste assunto, porém, pelo rumo que está sendo tomado,  logo teremos novidades de que tudo nesta vida é interligado, que nada pode caminhar sozinho. 

Fonte: Johrei Center, pág. 3 - distribuída no dia 25/09/2011 


KATIA SOUZÁ

domingo, março 11, 2012

LEI HERMÉTICA

Complementando o assunto abordado na aula passada sobre o poder de nossa mente, o dirigente José Antonio encaminhou-me uma mensagem sobre a lei hermética, originada de um maravilhoso ensinamento por Hermes Trimesgisto, considerado, especialmente no Egito e na Grécia, um autêntico Deus.
O seu princípio de base é: O TUDO é Mente. O universo é mental. O universo é uma criação mental mantida pela mente do TUDO.

Vejam o que consta neste ensinamento e, se quiserem aprofundar mais no assunto, acessem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hermes_Trismegisto e http://pt.wikipedia.org/wiki/Hermetismo ou outras buscas correlatas.

KATIA SOUZÁ




























quarta-feira, janeiro 25, 2012

SOLO SAGRADO DE GUARAPIRANGA







No dia 25 de setembro de 2011, um domingo bem chuvoso, a nossa turma fez um passeio muito gratificante: fomos ao Solo Sagrado de Guarapiranga.
Partimos às 09h00 do Grupo Socorrista Maria de Bethânia e, praticamente, viajamos por 1 hora até o Guarapiranga, zona Sul. Chegando lá, fomos bem recebidos pelos guias, que nos apresentou de forma bem interessante e com bastante entusiasmo o local, bem como as suas origens... foi uma verdadeira aula de história. Passamos pelos portões de entrada e já começou a se descortinar uma linda vista: de um lado, a imensa represa do Guarapiranga e, de outro, o verde em seus inúmeros tons. Mais adiante, alamedas floridas e pedras de diferentes formatos e, harmoniosamente, dispostas. É claro que, acessando o site, você se deparará com muitas informações deste local, porém, nada se compara ao ponto de vista de quem já foi.
Veja, abaixo, o mapa apontando as áreas do Solo Sagrado de Guarapiranga, para deixar mais facilitada a localização a quem desejar visitar:


Caminhando por este lindo lugar, podíamos sentir o imenso amor de Deus e a purificação do nosso corpo e alma e, coincidentemente, estava chovendo, o que interpretamos como uma limpeza de tudo. Mesmo com a garoa, ninguém se desanimou na caminhada.
Extrema tranquilidade sentimos, o que foi possível ouvirmos o som da natureza.
E quão lindo o nado das carpas no lado!... e as quedas d'água então!... pareciam mais espelhos de tão incessante o modo que a água quedava... sentimos a água e... estava morna, apesar do frio chuvoso do dia!
Há também lá um Centro Cultural com espaço para exposições, setor de Audiovisual e salas para cursos.
Até rituais de chá foram descritos para nós e há todo um significado especial por trás de cada gesto, da arquitetura e decoração do local.
Foi-nos aplicado um passe que durou, mais ou menos, uns 15 minutos, denominado Johrei e este será o próximo assunto que irei compartilhar com vocês, aliás, tenho muitas informações a respeito aqui comigo e, aos poucos, vou adicionando neste blog para, a quem interessar, tenham pleno conhecimento deste lugar tão paradisíaco.

Abaixo consta o endereço do Solo Sagrado de Guarapiranga e até um mapa de como se chegar lá e recomendamos este lindo passeio, pois agregou bastante conhecimento acerca da religião Messiânica.




Até a próxima postagem!!!

Katia Souzá