Atualmente estou frequentando o curso de Educação Mediúnica e dentre os assuntos abordados por lá, o que mais me chamou a atenção foi da importância do SONO e dos SONHOS. Eu sempre soube que dormir faz bem para o descanso mental, físico e metabólico, desde que se cumpra entre 6 a 8 horas por noite. Além disso, SONHAR restabelece o nosso contato espiritual.
Há quem diga que não se lembra dos sonhos e até aqueles que afirmam que não sonham. Ledo engano. Todos nós sonhamos, porém, nem sempre é permitido lembrar e há também aqueles que estão tão preocupados com as coisas mundanas que, nem sequer, completam o contato espiritual, ou seja, sonham com as coisas deste mundo, estendendo a preocupação do dia para a noite.
É normal não lembrarmos porque nem sempre é permitido, porém, a lembrança pode ocorrer num momento oportuno através de sugestões. Veja que há sempre um propósito para tudo.
Já ocorreu de você acordar com um sentimento maravilhoso? Pois é, está demonstrado aí que houve o encontro com alguém querido seu ou com a espiritualidade maior.
Pode acontecer de se acordar triste e isso pode significar que nos foi lembrado de algo que será necessário passar e os espíritos benevolentes, por mais que tenham nos confortado, muitas vezes não conseguimos deixar de ficar aborrecidos e preocupados. Veja que é uma sensação apenas, não sabendo exatamente o que vai ocorrer. Na hora certa lembraremos quando o fato se desenrolar.
Há quem diga que tenha medo de morrer e é até um paradoxo, pois morremos todos os dias quando dormimos. Ocorre o desdobramento do espírito para entrar em contato com outros ambientes e a diferença é que o espírito está preso por um laço fluídico para que retornemos ao corpo quando acordarmos.
Quando dormimos, desdobramo-nos, ou seja, saímos do corpo (expansão do perispírito) e aí ocorre a emancipação da alma (ficamos livres para as viagens espirituais). Como disse a Therezinha de Oliveira, o sono enseja repouso orgânico, a liberação das toxinas etc, e o sonho é o equilíbrio psíquico e espiritual. As visitas que realizamos é melhor descrita na analogia de como se fosse tomar sol no pátio para o detento na prisão, pois a vida na Terra, apesar de ser um presente Divino para aprimorarmos o nosso espírito, remete a uma prisão que se encerra no corpo, onde experiências deveremos passar para o nosso crescimento rumo à evolução espiritual. Não há momentos em que se deseja se libertar daquela situação? É claro que é impossível porque estamos presos à vida. Ainda bem, pois temos que desenvolver a nossa criatividade e inteligência para resolver os problemas que, com certeza, fomos nós próprios que os criamos.
Segundo Edvaldo Kulcheski, poderemos vivenciar durante o sono as seguintes situações:
1. Receber conselhos de nossos amigos espirituais.
2. Executar trabalhos enobrecedores.
3. Entregar-nos aos estudos edificantes.
4. Reunirmos com os amigos espirituais, tanto encarnados como desencarnados. Se você se encontrou com alguém em sonho, pode ter a certeza que foi real.
5. Os mentores espirituais procuram que nos encontremos com os inimigos para a indução do perdão, através de explicações recíprocas.
Mas também poderemos vivenciar as seguintes situações:
1. As pessoas mais preocupadas com o lado material continuam estes episódios em seus sonhos.
2. Satisfações de paixões baixas (vícios, sensualismo, crime etc), conforme a energia do indivíduo que sonha.
3. Desequilíbrios orgânicos refletem nos sonhos.
Perceba que os sonhos refletem o que vivemos acordados. Você dorme exatamente o que vive. O sonho reflete o emocional de sua vida moral e espiritual.
Se, ao despertamos, nos sentirmos bem, significa que vivenciamos algo bom no sonho e o contrário é verdadeiro.
Veja que é necessário trabalharmos a nossa transformação interior aos preceitos do bem, desenvolvendo as virtudes como o amor, o perdão, a abnegação, habituando-nos à prece antes de dormir para que sintonizemos aos bons espíritos. Desta forma teremos sonhos construtivos que nos levará a aprender até desdobrados, o que enriquecerá a nossa vida aqui. Basta que estejamos abertos para isso e desenvolvamos a nossa fé.
Ao sonharmos, fazemos viagens astrais e, dependendo de nossa sintonia, se não nos preparamos bem para dormir, com certeza, não iremos a bons lugares e, nem tão pouco, receberemos boas influências.
Claro que há quem não acredite em nada disso, porém, independente de se acreditar ou não, o indivíduo não é excluído do processo.
Elizeu Rigonatti elencou as situações que prejudicam nos bons sonhos:
1. O mal (maledicência, egoísmo, desonestidade etc) e os vícios (bebida, droga, cigarro, sensualismo, gula etc) seguem o espírito preso à Terra.
2. Excessiva preocupação com as questões materiais, em vez de utilizar a situação para crescer espiritualmente.
Por isso:
1. Praticar o bem e as virtudes, desenvolvendo a moral.
2. Orar ao deitar e, logo que retornar ao seu veículo físico, ao despertar, agradecer a Deus pelo repouso e da liberdade de nosso espírito.
Preparação para o repouso diário:
1. Refeições leves, higiene, silêncio.
2. Leituras, conversas, filmes e atividades comedidas.
3. Leituras edificantes, meditação, serenidade, perdão, prece.
O nosso corpo e mente repousarão e teremos a oportunidade de, em sonho,
alcançar a convivência com os espíritos bons e amigos,
afim de que evoluamos espiritualmente.
O livre-arbítrio é todo seu.
Katia Souzá




