segunda-feira, dezembro 29, 2014

ANO NOVO! SER NOVO! TRANSFORME-SE PARA MELHOR!

2015 anos da Era Cristã,
iniciada em 1º de janeiro de 1 d.C.
 
Está na nossa cultura comemorarmos a passagem do ano e a maioria sempre almeja que  seja bem melhor que o atual. Engraçado observar que a maioria faz rituais para que os seus pedidos sejam atendidos: comer lentilha, pular sete ondas, vestir-se de branco e outras crenças e há quem vista outras cores para serem atendidas de acordo com o que cada cor signifique...

Querem mudanças sem  se mudarem, ignorando que o novo ciclo se inicia quando ocorre a renovação em si mesmos. Como assim?
É um equívoco solicitar melhora sem o despendimento do esforço e, é por isso, que muitos, no decorrer do ano se desiludem, colocando a culpa de que não foi ouvido por Deus, fazendo-se de vítima, aliás, a atribuição de sorte e azar é mais fácil para quem vive uma vida contemplativa, acomodando-se em seu mundo, preferindo não sair de sua situação que já é a conhecida. Acredita que está seguro se ficar em seu canto... que ninguém irá tirar a sua segurança... doce ilusão... a vida enxerga a todos, sem distinção e colheremos o que plantarmos! É uma das Leis Divinas.
Quando proferimos um desejo, seja qual ele for, será que trabalhamos para que seja realizado?
Vivemos num mundo de trabalho e, se não nos empenharmos, se não nos esforçarmos, como obteremos o resultado que tanto almejamos?
Como colheremos a paz se não plantarmos a tolerância, a indulgência, a compreensão e outras qualidades virtuosas em nossa caminhada?
A vida é como se fosse um espelho de nossas atitudes, refletindo em conformidade às nossas ações. Preste atenção!
Pedimos, por exemplo, que sejamos bem sucedidos e bem quistos em nossa profissão. Lá vai a minha pergunta: você está atualizando os seus conhecimentos? Você está realizando o seu serviço com diferencial? Você trabalha a sua relação interpessoal? Respeita a todos que lhe circundam? É humilde? Veja que são alguns pontos que respondem se conseguirá uma boa posição na carreira.
Como vou querer tem um bom convívio social se eu não trabalhar os elementos que levam ao sucesso seja em que área for? Perceba que, por exemplo, no trânsito, se eu for brigar porque o outro não me respeitou, não terei paz. Veja que tem que começar sempre por NÓS! Não espere que o OUTRO comece... seja pró-ativo!
Pedem, também, quem está procurando um(a) parceiro(a), que seja alguém especial com todas as qualidades de um ser que beira à perfeição. Será que somos assim também? Quando alguém pede um príncipe (princesa), pergunto: Nós também somos? Somente atraímos o que merecemos! A vida é uma eterna matemática. Sejamos honestos(as) - nós realmente merecemos o que pedimos? Faça um balanço e verá. Para ter a certeza, eu lhe proponho o autoconhecimento. Significa olhar para dentro de si mesmo. Fazer uma análise honesta, sincera e com muita coragem. Porque precisamos de coragem? A resposta é bem simples: não é fácil encarar quem realmente somos. Nesta sensata análise, deparar-nos-emos com nossas fraquezas e digo que é normal, viu... faz parte do crescimento... reconhecer nossos erros, as nossas vaidades, os nossos melindres, a preocupação de mostrar somente o defeito alheio e não enxergar os nossos... Quanto orgulho!!! Defeitos? Não digo que sejam. Prefiro, conforme muitas leituras edificantes que fiz a respeito, de denominar sombra (recomendo o livro O EFEITO SOMBRA do autor Deepak Chopra), o nosso lado oculto que escondemos dos outros. Mas ela emerge como um boicote, quanto menos se espera. É tão automática a sua manifestação. Sabe por quê? Ela faz parte de nós...ainda está lá... faz parte de nossa personalidade, pois a criamos para nos protegermos ao longo de nossa jornada de várias vidas. Foi o melhor que podíamos fazer. Era o que sabíamos. Nós somos ainda limitados e o ato de errar faz parte da aprendizagem nossa atual. Erramos pensando que acertamos, entende? Percebemos esta faceta quando começamos a realizar o autoconhecimento, ferramenta esta que faz deparar-nos que as sombras foram armas que criamos para nos defendermos, pois aprendemos a reagir assim. Vamos começar o ano fazendo o oposto? Agir para eliminarmos as sombras? 
Como partir para a ação? O como é tão complicado aplicar, pois cada um de nós somos únicos, somos indivíduos e, por isso, a maneira é única, porém, como coloquei anteriormente, o conhecimento/a admissão de nossas sombras é primordial para iniciarmos nesta transformação, a qual é chamada de Reforma Íntima. Implica em honestidade, humildade e coragem, sem dúvida alguma. Proponho que leiam o livro MANUAL PRÁTICO DO ESPÍRITA de Ney Pietro Peres, pois lá estão relacionadas todas as virtudes e as sombras (vícios), facilitando identificar o que mais se ressalta em nós. Há exercícios, programas e métodos elencados nesta excelente leitura! Você perceberá que é muito complicado admitir as características que tanto bloqueiam para sermos felizes. Pergunte-se: O que lhe incomoda? Por que lhe incomoda tal atitude ou o sucesso do outro? Este questionamento é o start nesta prática de melhoria de nossa personalidade.
Saiba que estamos nesta escala da vida para sermos pessoas melhores e somente seremos quando aprendermos a nos colocar no lugar do outro!!! Difícil, não é verdade? Sabe por quê? É que olhamos muito para o nosso próprio umbigo, achando que o mundo gira ao nosso redor, esquecendo-nos que o próximo tem os mesmos direitos, pois o Sol nasce para todos!
Quantas pessoas conheci que estavam numa ótima posição profissional e quando um parceiro de trabalho procurava crescer com os seus próprios méritos, não compreendia que era um direito dele, que estamos aqui nesta vida para exercitarmos a nossa inteligência e, para tal, é natural galgar para situações mais desafiadoras, pois é o caminho espontâneo: você cresce e a VIDA dá mais OPORTUNIDADES! É esta frase sendo colocada, constantemente, em prática em nossa jornada e o contrário é verdadeiro - A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido (Lucas 12:42-48).
 
O reconhecimento dos esforçados sempre vem e pode estar alguém assim do seu lado e, se a vida colocou em nossas mãos a oportunidade de alavancarmos a vida deste indivíduos, se fecharmos os olhos, não estamos sendo generosos de que todos têm que crescer, andar com as suas próprias pernas, seja em que área da vida for. O egoísmo tolhe o nosso caráter. Há muitas pessoas com medo de perderem o que têm, acomodando-se, ficando em seu cantinho de segurança ilusório. A vida é implacável, justa, obedendo às Leis Divinas, não se esquecendo de uma só alma... Todos têm que rumar ao progresso, quer queiram, quer não. Se não for por amor, vai pela dor... parece chavão esta frase, não é verdade? Mas a prática dela é um fato!
O que nos move? Sem dúvida, a ! E o que é a fé? É acreditar em si mesmo, que pode, que é capaz de ser um indivíduo de valor. Ser uma pessoa de BEM.
Você já se deparou com uma pessoa de FÉ que tem medo da vida? Eu nunca vi. Sabe por que ela não tem medo? Porque ela sabe que está amparada pela Espiritualidade Maior, sabe que fez o bem, pois conhece que as Leis Divinas são infalíveis: QUEM PLANTA, COLHE. Ora, se você fez o bem, se esforçou-se, o que temer?
Se a sua vida não está do jeito que sempre sonhou, pergunte-se: o que está precisando aprender com esta situação? Com certeza, irá achar a resposta que irá de encontro com a sua sombra. Experimente!
Quando ganhamos um PRESENTE da vida, acredite, você lutou para merecê-lo. É a FÉ se sobressaindo e nem nos demos conta!
Normalmente, quando uma pessoa procura ajuda, seja em que egrégora for, e consegue a graça, ela acha que foi um milagre que ocorreu, pois nem observou que a própria FÉ a salvou, passando esta responsabilidade a quem lhe acolheu. Veja que a pessoa não acredita que ela mesma tem este potencial!
Esta situação está bem ilustrada na passagem de Marcos 5:25-34 que retrata uma mulher a quem Jesus curou de um fluxo de sangue, do qual sofria há 12 anos. Já havia gasto todos os seus bens, mas continuava doente. Tendo ouvido o poder de curar de Jesus, foi até ele e o tocou e se curou e Jesus disse à ela: VAI EM PAZ, A TUA FÉ A CUROU!
Você que está pedindo um "milagre" em sua vida em 2015, trabalhe para ser uma pessoa melhor, faça a diferença! Quer mais outra receita? Leia, no Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, o cap. XVII - SEDE PERFEITOS.
Jesus foi o maior psicólogo da humanidade (leia o livro: Jesus, o maior psicólogo que já existiu de Augusto Cury)! Ele veio nos ensinar que sem o AMOR e a CARIDADE não seremos prósperos. Agindo no bem, atrairemos somente o bem. Observe! Experimente um dia somente agir no equilíbrio e veja o que acontece... tenho certeza que ficará tão bem que agirá assim novamente até adquirir este hábito de paz e harmonia com todos ao seu redor. É de extrema sabedoria adotar esta atitude! Ah! O seu próximo não se porta assim? É problema, exclusivamente, dele. Não há gentileza que não faça a pessoa resistir a mudar. Persistência é outra virtude! Como somos diferentes uns dos outros, cada um tem o seu tempo e deve ser respeitado o seu livre-arbítrio!
Desejo-lhe um FELIZ SER NOVO! Comece hoje mesmo! Eu já comecei e a caminhada pode ser longa ou curta... depende de você e vale à pena!
 
KATIA SOUZÁ



 
 
 


sábado, junho 21, 2014

A IMPORTÂNCIA DO SONO E DOS SONHOS

 
 
Atualmente estou frequentando o curso de Educação Mediúnica e dentre os assuntos abordados por lá, o que mais me chamou a atenção foi da importância do SONO e dos SONHOS. Eu sempre soube que dormir faz bem para o descanso mental, físico e metabólico, desde que se cumpra entre 6 a 8 horas por noite. Além disso, SONHAR restabelece o nosso contato espiritual.
Há quem diga que não se lembra dos sonhos e até aqueles que afirmam que não sonham. Ledo engano. Todos nós sonhamos, porém, nem sempre é permitido lembrar e há também aqueles que estão tão preocupados com as coisas mundanas que, nem sequer, completam o contato espiritual, ou seja, sonham com as coisas deste mundo, estendendo a preocupação do dia para a noite.
É normal não lembrarmos porque nem sempre é permitido, porém, a lembrança pode ocorrer num momento oportuno através de sugestões. Veja que há sempre um propósito para tudo.
Já ocorreu de você acordar com um sentimento maravilhoso? Pois é, está demonstrado aí que houve o encontro com alguém querido seu ou com a espiritualidade maior.
Pode acontecer de se acordar triste e isso pode significar que nos foi lembrado de algo  que será necessário passar e os espíritos benevolentes, por mais que tenham nos confortado, muitas vezes não conseguimos deixar de ficar aborrecidos e preocupados. Veja que é uma sensação apenas, não sabendo exatamente o que vai ocorrer. Na hora certa lembraremos quando o fato se desenrolar.
Há quem diga que tenha medo de morrer e é até um paradoxo, pois morremos todos os dias quando dormimos. Ocorre o desdobramento do espírito para entrar em contato com outros ambientes e a diferença é que o espírito está preso por um laço fluídico para que retornemos ao corpo quando acordarmos.
Quando dormimos, desdobramo-nos, ou seja, saímos do corpo (expansão do perispírito) e aí ocorre a emancipação da alma (ficamos livres para as viagens espirituais). Como disse a Therezinha de Oliveira, o sono enseja repouso orgânico, a liberação das toxinas etc, e o sonho é o equilíbrio psíquico e espiritual. As visitas que realizamos é melhor descrita na analogia de como se fosse tomar sol no pátio para o detento na prisão, pois a vida na Terra, apesar de ser um presente Divino para aprimorarmos o nosso espírito, remete a uma prisão que se encerra no corpo, onde experiências deveremos passar para o nosso crescimento rumo à evolução espiritual. Não há momentos em que se deseja se libertar daquela situação? É claro que é impossível porque estamos presos à vida. Ainda bem, pois temos que desenvolver a nossa criatividade e inteligência para resolver os problemas que, com certeza, fomos nós próprios que os criamos.

Segundo Edvaldo Kulcheski, poderemos vivenciar durante o sono as seguintes situações: 
     
1. Receber conselhos de nossos amigos espirituais.
2. Executar trabalhos enobrecedores.
3. Entregar-nos aos estudos edificantes.
4. Reunirmos com os amigos espirituais, tanto encarnados como desencarnados. Se você se encontrou com alguém em sonho, pode ter a certeza que foi real.
5. Os mentores espirituais procuram que nos encontremos com os inimigos para a indução do perdão, através de explicações recíprocas.
 
Mas também poderemos vivenciar as seguintes situações:
1. As pessoas mais preocupadas com o lado material continuam estes episódios em seus sonhos.
2. Satisfações de paixões baixas (vícios, sensualismo, crime etc), conforme a energia do indivíduo que sonha.
3. Desequilíbrios orgânicos refletem nos sonhos.

Perceba que os sonhos refletem o que vivemos acordados. Você dorme exatamente o que vive. O sonho reflete o emocional de sua vida moral e espiritual.
Se, ao despertamos, nos sentirmos bem, significa que vivenciamos algo bom no sonho e o contrário é verdadeiro.

Veja que é necessário trabalharmos a nossa transformação interior aos preceitos do bem, desenvolvendo as virtudes como o amor, o perdão, a abnegação, habituando-nos à prece antes de dormir para que sintonizemos aos bons espíritos. Desta forma teremos sonhos construtivos que nos levará a aprender até desdobrados, o que enriquecerá a nossa vida aqui. Basta que estejamos abertos para isso e desenvolvamos a nossa fé.
Ao sonharmos, fazemos viagens astrais e, dependendo de nossa sintonia, se não nos preparamos bem para dormir, com certeza, não iremos a bons lugares e, nem tão pouco, receberemos boas influências.
Claro que há quem não acredite em nada disso, porém, independente de se acreditar ou não, o indivíduo não é excluído do processo.
Elizeu Rigonatti elencou as situações que prejudicam nos bons sonhos:
1. O mal (maledicência, egoísmo, desonestidade etc) e os vícios (bebida, droga, cigarro, sensualismo, gula etc) seguem o espírito preso à Terra.

2. Excessiva preocupação com as questões materiais, em vez de utilizar a situação para crescer espiritualmente.
 
Por isso:
1. Praticar o bem e as virtudes, desenvolvendo a moral.
2. Orar ao deitar e, logo que retornar ao seu veículo físico, ao despertar, agradecer a Deus pelo repouso e da liberdade de nosso espírito.

Preparação para o repouso diário:
 
1. Refeições leves, higiene, silêncio.
2. Leituras, conversas, filmes e atividades comedidas.
3. Leituras edificantes, meditação, serenidade, perdão, prece.

 O nosso corpo e mente repousarão e teremos a oportunidade de, em sonho,
alcançar a convivência com os espíritos bons e amigos,
afim de que evoluamos espiritualmente.
O livre-arbítrio é todo seu.


Katia Souzá