segunda-feira, dezembro 29, 2014

ANO NOVO! SER NOVO! TRANSFORME-SE PARA MELHOR!

2015 anos da Era Cristã,
iniciada em 1º de janeiro de 1 d.C.
 
Está na nossa cultura comemorarmos a passagem do ano e a maioria sempre almeja que  seja bem melhor que o atual. Engraçado observar que a maioria faz rituais para que os seus pedidos sejam atendidos: comer lentilha, pular sete ondas, vestir-se de branco e outras crenças e há quem vista outras cores para serem atendidas de acordo com o que cada cor signifique...

Querem mudanças sem  se mudarem, ignorando que o novo ciclo se inicia quando ocorre a renovação em si mesmos. Como assim?
É um equívoco solicitar melhora sem o despendimento do esforço e, é por isso, que muitos, no decorrer do ano se desiludem, colocando a culpa de que não foi ouvido por Deus, fazendo-se de vítima, aliás, a atribuição de sorte e azar é mais fácil para quem vive uma vida contemplativa, acomodando-se em seu mundo, preferindo não sair de sua situação que já é a conhecida. Acredita que está seguro se ficar em seu canto... que ninguém irá tirar a sua segurança... doce ilusão... a vida enxerga a todos, sem distinção e colheremos o que plantarmos! É uma das Leis Divinas.
Quando proferimos um desejo, seja qual ele for, será que trabalhamos para que seja realizado?
Vivemos num mundo de trabalho e, se não nos empenharmos, se não nos esforçarmos, como obteremos o resultado que tanto almejamos?
Como colheremos a paz se não plantarmos a tolerância, a indulgência, a compreensão e outras qualidades virtuosas em nossa caminhada?
A vida é como se fosse um espelho de nossas atitudes, refletindo em conformidade às nossas ações. Preste atenção!
Pedimos, por exemplo, que sejamos bem sucedidos e bem quistos em nossa profissão. Lá vai a minha pergunta: você está atualizando os seus conhecimentos? Você está realizando o seu serviço com diferencial? Você trabalha a sua relação interpessoal? Respeita a todos que lhe circundam? É humilde? Veja que são alguns pontos que respondem se conseguirá uma boa posição na carreira.
Como vou querer tem um bom convívio social se eu não trabalhar os elementos que levam ao sucesso seja em que área for? Perceba que, por exemplo, no trânsito, se eu for brigar porque o outro não me respeitou, não terei paz. Veja que tem que começar sempre por NÓS! Não espere que o OUTRO comece... seja pró-ativo!
Pedem, também, quem está procurando um(a) parceiro(a), que seja alguém especial com todas as qualidades de um ser que beira à perfeição. Será que somos assim também? Quando alguém pede um príncipe (princesa), pergunto: Nós também somos? Somente atraímos o que merecemos! A vida é uma eterna matemática. Sejamos honestos(as) - nós realmente merecemos o que pedimos? Faça um balanço e verá. Para ter a certeza, eu lhe proponho o autoconhecimento. Significa olhar para dentro de si mesmo. Fazer uma análise honesta, sincera e com muita coragem. Porque precisamos de coragem? A resposta é bem simples: não é fácil encarar quem realmente somos. Nesta sensata análise, deparar-nos-emos com nossas fraquezas e digo que é normal, viu... faz parte do crescimento... reconhecer nossos erros, as nossas vaidades, os nossos melindres, a preocupação de mostrar somente o defeito alheio e não enxergar os nossos... Quanto orgulho!!! Defeitos? Não digo que sejam. Prefiro, conforme muitas leituras edificantes que fiz a respeito, de denominar sombra (recomendo o livro O EFEITO SOMBRA do autor Deepak Chopra), o nosso lado oculto que escondemos dos outros. Mas ela emerge como um boicote, quanto menos se espera. É tão automática a sua manifestação. Sabe por quê? Ela faz parte de nós...ainda está lá... faz parte de nossa personalidade, pois a criamos para nos protegermos ao longo de nossa jornada de várias vidas. Foi o melhor que podíamos fazer. Era o que sabíamos. Nós somos ainda limitados e o ato de errar faz parte da aprendizagem nossa atual. Erramos pensando que acertamos, entende? Percebemos esta faceta quando começamos a realizar o autoconhecimento, ferramenta esta que faz deparar-nos que as sombras foram armas que criamos para nos defendermos, pois aprendemos a reagir assim. Vamos começar o ano fazendo o oposto? Agir para eliminarmos as sombras? 
Como partir para a ação? O como é tão complicado aplicar, pois cada um de nós somos únicos, somos indivíduos e, por isso, a maneira é única, porém, como coloquei anteriormente, o conhecimento/a admissão de nossas sombras é primordial para iniciarmos nesta transformação, a qual é chamada de Reforma Íntima. Implica em honestidade, humildade e coragem, sem dúvida alguma. Proponho que leiam o livro MANUAL PRÁTICO DO ESPÍRITA de Ney Pietro Peres, pois lá estão relacionadas todas as virtudes e as sombras (vícios), facilitando identificar o que mais se ressalta em nós. Há exercícios, programas e métodos elencados nesta excelente leitura! Você perceberá que é muito complicado admitir as características que tanto bloqueiam para sermos felizes. Pergunte-se: O que lhe incomoda? Por que lhe incomoda tal atitude ou o sucesso do outro? Este questionamento é o start nesta prática de melhoria de nossa personalidade.
Saiba que estamos nesta escala da vida para sermos pessoas melhores e somente seremos quando aprendermos a nos colocar no lugar do outro!!! Difícil, não é verdade? Sabe por quê? É que olhamos muito para o nosso próprio umbigo, achando que o mundo gira ao nosso redor, esquecendo-nos que o próximo tem os mesmos direitos, pois o Sol nasce para todos!
Quantas pessoas conheci que estavam numa ótima posição profissional e quando um parceiro de trabalho procurava crescer com os seus próprios méritos, não compreendia que era um direito dele, que estamos aqui nesta vida para exercitarmos a nossa inteligência e, para tal, é natural galgar para situações mais desafiadoras, pois é o caminho espontâneo: você cresce e a VIDA dá mais OPORTUNIDADES! É esta frase sendo colocada, constantemente, em prática em nossa jornada e o contrário é verdadeiro - A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido (Lucas 12:42-48).
 
O reconhecimento dos esforçados sempre vem e pode estar alguém assim do seu lado e, se a vida colocou em nossas mãos a oportunidade de alavancarmos a vida deste indivíduos, se fecharmos os olhos, não estamos sendo generosos de que todos têm que crescer, andar com as suas próprias pernas, seja em que área da vida for. O egoísmo tolhe o nosso caráter. Há muitas pessoas com medo de perderem o que têm, acomodando-se, ficando em seu cantinho de segurança ilusório. A vida é implacável, justa, obedendo às Leis Divinas, não se esquecendo de uma só alma... Todos têm que rumar ao progresso, quer queiram, quer não. Se não for por amor, vai pela dor... parece chavão esta frase, não é verdade? Mas a prática dela é um fato!
O que nos move? Sem dúvida, a ! E o que é a fé? É acreditar em si mesmo, que pode, que é capaz de ser um indivíduo de valor. Ser uma pessoa de BEM.
Você já se deparou com uma pessoa de FÉ que tem medo da vida? Eu nunca vi. Sabe por que ela não tem medo? Porque ela sabe que está amparada pela Espiritualidade Maior, sabe que fez o bem, pois conhece que as Leis Divinas são infalíveis: QUEM PLANTA, COLHE. Ora, se você fez o bem, se esforçou-se, o que temer?
Se a sua vida não está do jeito que sempre sonhou, pergunte-se: o que está precisando aprender com esta situação? Com certeza, irá achar a resposta que irá de encontro com a sua sombra. Experimente!
Quando ganhamos um PRESENTE da vida, acredite, você lutou para merecê-lo. É a FÉ se sobressaindo e nem nos demos conta!
Normalmente, quando uma pessoa procura ajuda, seja em que egrégora for, e consegue a graça, ela acha que foi um milagre que ocorreu, pois nem observou que a própria FÉ a salvou, passando esta responsabilidade a quem lhe acolheu. Veja que a pessoa não acredita que ela mesma tem este potencial!
Esta situação está bem ilustrada na passagem de Marcos 5:25-34 que retrata uma mulher a quem Jesus curou de um fluxo de sangue, do qual sofria há 12 anos. Já havia gasto todos os seus bens, mas continuava doente. Tendo ouvido o poder de curar de Jesus, foi até ele e o tocou e se curou e Jesus disse à ela: VAI EM PAZ, A TUA FÉ A CUROU!
Você que está pedindo um "milagre" em sua vida em 2015, trabalhe para ser uma pessoa melhor, faça a diferença! Quer mais outra receita? Leia, no Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, o cap. XVII - SEDE PERFEITOS.
Jesus foi o maior psicólogo da humanidade (leia o livro: Jesus, o maior psicólogo que já existiu de Augusto Cury)! Ele veio nos ensinar que sem o AMOR e a CARIDADE não seremos prósperos. Agindo no bem, atrairemos somente o bem. Observe! Experimente um dia somente agir no equilíbrio e veja o que acontece... tenho certeza que ficará tão bem que agirá assim novamente até adquirir este hábito de paz e harmonia com todos ao seu redor. É de extrema sabedoria adotar esta atitude! Ah! O seu próximo não se porta assim? É problema, exclusivamente, dele. Não há gentileza que não faça a pessoa resistir a mudar. Persistência é outra virtude! Como somos diferentes uns dos outros, cada um tem o seu tempo e deve ser respeitado o seu livre-arbítrio!
Desejo-lhe um FELIZ SER NOVO! Comece hoje mesmo! Eu já comecei e a caminhada pode ser longa ou curta... depende de você e vale à pena!
 
KATIA SOUZÁ



 
 
 


sábado, junho 21, 2014

A IMPORTÂNCIA DO SONO E DOS SONHOS

 
 
Atualmente estou frequentando o curso de Educação Mediúnica e dentre os assuntos abordados por lá, o que mais me chamou a atenção foi da importância do SONO e dos SONHOS. Eu sempre soube que dormir faz bem para o descanso mental, físico e metabólico, desde que se cumpra entre 6 a 8 horas por noite. Além disso, SONHAR restabelece o nosso contato espiritual.
Há quem diga que não se lembra dos sonhos e até aqueles que afirmam que não sonham. Ledo engano. Todos nós sonhamos, porém, nem sempre é permitido lembrar e há também aqueles que estão tão preocupados com as coisas mundanas que, nem sequer, completam o contato espiritual, ou seja, sonham com as coisas deste mundo, estendendo a preocupação do dia para a noite.
É normal não lembrarmos porque nem sempre é permitido, porém, a lembrança pode ocorrer num momento oportuno através de sugestões. Veja que há sempre um propósito para tudo.
Já ocorreu de você acordar com um sentimento maravilhoso? Pois é, está demonstrado aí que houve o encontro com alguém querido seu ou com a espiritualidade maior.
Pode acontecer de se acordar triste e isso pode significar que nos foi lembrado de algo  que será necessário passar e os espíritos benevolentes, por mais que tenham nos confortado, muitas vezes não conseguimos deixar de ficar aborrecidos e preocupados. Veja que é uma sensação apenas, não sabendo exatamente o que vai ocorrer. Na hora certa lembraremos quando o fato se desenrolar.
Há quem diga que tenha medo de morrer e é até um paradoxo, pois morremos todos os dias quando dormimos. Ocorre o desdobramento do espírito para entrar em contato com outros ambientes e a diferença é que o espírito está preso por um laço fluídico para que retornemos ao corpo quando acordarmos.
Quando dormimos, desdobramo-nos, ou seja, saímos do corpo (expansão do perispírito) e aí ocorre a emancipação da alma (ficamos livres para as viagens espirituais). Como disse a Therezinha de Oliveira, o sono enseja repouso orgânico, a liberação das toxinas etc, e o sonho é o equilíbrio psíquico e espiritual. As visitas que realizamos é melhor descrita na analogia de como se fosse tomar sol no pátio para o detento na prisão, pois a vida na Terra, apesar de ser um presente Divino para aprimorarmos o nosso espírito, remete a uma prisão que se encerra no corpo, onde experiências deveremos passar para o nosso crescimento rumo à evolução espiritual. Não há momentos em que se deseja se libertar daquela situação? É claro que é impossível porque estamos presos à vida. Ainda bem, pois temos que desenvolver a nossa criatividade e inteligência para resolver os problemas que, com certeza, fomos nós próprios que os criamos.

Segundo Edvaldo Kulcheski, poderemos vivenciar durante o sono as seguintes situações: 
     
1. Receber conselhos de nossos amigos espirituais.
2. Executar trabalhos enobrecedores.
3. Entregar-nos aos estudos edificantes.
4. Reunirmos com os amigos espirituais, tanto encarnados como desencarnados. Se você se encontrou com alguém em sonho, pode ter a certeza que foi real.
5. Os mentores espirituais procuram que nos encontremos com os inimigos para a indução do perdão, através de explicações recíprocas.
 
Mas também poderemos vivenciar as seguintes situações:
1. As pessoas mais preocupadas com o lado material continuam estes episódios em seus sonhos.
2. Satisfações de paixões baixas (vícios, sensualismo, crime etc), conforme a energia do indivíduo que sonha.
3. Desequilíbrios orgânicos refletem nos sonhos.

Perceba que os sonhos refletem o que vivemos acordados. Você dorme exatamente o que vive. O sonho reflete o emocional de sua vida moral e espiritual.
Se, ao despertamos, nos sentirmos bem, significa que vivenciamos algo bom no sonho e o contrário é verdadeiro.

Veja que é necessário trabalharmos a nossa transformação interior aos preceitos do bem, desenvolvendo as virtudes como o amor, o perdão, a abnegação, habituando-nos à prece antes de dormir para que sintonizemos aos bons espíritos. Desta forma teremos sonhos construtivos que nos levará a aprender até desdobrados, o que enriquecerá a nossa vida aqui. Basta que estejamos abertos para isso e desenvolvamos a nossa fé.
Ao sonharmos, fazemos viagens astrais e, dependendo de nossa sintonia, se não nos preparamos bem para dormir, com certeza, não iremos a bons lugares e, nem tão pouco, receberemos boas influências.
Claro que há quem não acredite em nada disso, porém, independente de se acreditar ou não, o indivíduo não é excluído do processo.
Elizeu Rigonatti elencou as situações que prejudicam nos bons sonhos:
1. O mal (maledicência, egoísmo, desonestidade etc) e os vícios (bebida, droga, cigarro, sensualismo, gula etc) seguem o espírito preso à Terra.

2. Excessiva preocupação com as questões materiais, em vez de utilizar a situação para crescer espiritualmente.
 
Por isso:
1. Praticar o bem e as virtudes, desenvolvendo a moral.
2. Orar ao deitar e, logo que retornar ao seu veículo físico, ao despertar, agradecer a Deus pelo repouso e da liberdade de nosso espírito.

Preparação para o repouso diário:
 
1. Refeições leves, higiene, silêncio.
2. Leituras, conversas, filmes e atividades comedidas.
3. Leituras edificantes, meditação, serenidade, perdão, prece.

 O nosso corpo e mente repousarão e teremos a oportunidade de, em sonho,
alcançar a convivência com os espíritos bons e amigos,
afim de que evoluamos espiritualmente.
O livre-arbítrio é todo seu.


Katia Souzá
 







terça-feira, julho 09, 2013

O INÍCIO DO CREPÚSCULO

Lendo a revista IZUNOME, distribuída gratuitamente no Templo Messiânico, deparei com um assunto que achei importante abordar aqui. É sobre a reflexão motivada pelo grande terremoto no Japão em 2011, que é  a adoção, em qualquer circunstância negativa, de que a vida nos traz aprendizados, dentre eles, a aceitação.
O Revmo. Tetsuo Watanabe, presidente mundial da Igreja Messiânica, fala da importância de desenvolvermos um amor que transcende fronteiras e gera gratidão, formando-se uma corrente capaz de envolver toda a humanidade e está aí a missão de todos nós.
Ele relatou que encontrou alguns messiânicos vitimados pela catástrofe e procurou oferecer a eles o seu consolo e solidariedade. Ficou emocionado ao ver a maneira como as vítimas dessa tragédia estavam se apoiando, uns aos outros, para manter acesa a chama da esperança e o sorriso no rosto.



Para se receber o alvorecer, o filósofo Hegel em sua obra "Princípios da Filosofia de Direito", escreveu "a coruja de Minerva alça seu voo somente com o início do crepúsculo".
Minerva é considerada, na Roma Antiga, a deusa da sabedoria. Ao seu lado há sempre uma coruja, sua servidora, animal este considerado, na Europa, o ser mais sábio das florestas e, sempre que tinha alguma tarefa a cumprir junto aos deuses ou aos mortais, Minerva utilizava sua servidora, a coruja.
A expressão "o início do crepúsculo" simboliza o final de uma época e, junto com eles, o término da maneira de pensar que a regia.
A expressão "a coruja de Minerva" é, portanto, uma metáfora relacionada ao início da mentalidade que prevalecerá a nova era, recebendo o alvorecer.
Pode ser que este grande terremoto tenha sido o início de um grande crepúsculo, assim como qualquer sinalização de mudança em nossas vidas signifique que o final do ciclo chegou e a aceitação é relevante, pois tanto pessoas como situações, em nossas vidas, chegam ao fim e é por isso que TUDO PASSA.
A aceitação de que algo já acabou é uma atitude de extrema sabedoria, pois está se aplicando aí a compreensão que, nada mais é, que o despertar da consciência
É essencial perceber que a caminhada é como uma viagem, onde circunstâncias vão se alterando em nossas vidas, assim como pessoas vem e se vão, e a atraímos algumas personalidades dependendo do que a nossa alma tem que absorver nestas trocas de aprendizado e é por isso que o desapego é uma atitude de pessoas elevadas.
Quantas vezes você já se deparou com algo que você sentiu que já acabou e, teimosamente, insistiu em dar continuidade, por estar preso(a) a paradigmas sociais? 
Você se sentiu feliz profundamente? Você está feliz? Pense nisso! A nossa alma sinaliza o caminho e, infelizmente, não escutamos o nosso coração e, consequentemente, sofremos. 
Deixe o novo entrar. Já passei por experiências e deixei o passado para trás e foi a decisão mais acertada em minha vida. Cada vez que melhoramos como pessoas, mais a vida nos dá um presente ainda melhor. Saia da ilusão de pensar que o melhor é esta situação. Analise. Será mesmo? Consulte-se profundamente e veja que sinal de emoção desponta.
Nas mudanças veja como um momento para criarmos um novo espírito, uma nova mentalidade voltada para o amanhecer, reunindo sabedoria e transformando as maneiras de pensar e viver.
O Supremo Deus criou os seres humanos e outorgou-lhes a capacidade de perceber e corrigir os próprios erros. Dar-nos conta disso e tornar real o mundo da harmonia é uma maneira de louvarmos o Poder Divino e evidenciá-lo.
Todos os infortúnios têm origem nas ações, palavras e crenças malignas emanadas do ser humano. Sendo assim, é possível dizer, com certeza absoluta, que as calamidades naturais são, na verdade, frutos da corrida obstinada do ser humano em busca da realização dos desejos materiais, de suas práticas econômicas extremamente egoísticas executadas  em nome do desejo de tornar a vida mais confortável, deixando tal mais rápido, mais claro e mais prático, gerando NUVENS (máculas) inconscientemente, criadas por todos os indivíduos que se acumulam até certo ponto no mundo invisível e depois se manifestam na forma de grandes purificações como tufões, terremotos e outras calamidades.
A luz do bem dissipa as nuvens. 
Para contermos o aparecimento das grandes purificações, não basta adotar medidas para surgir as nuvens. Meishu-Sama nos ensina um método mais positivo, bastando que os pensamentos, as palavras e as ações dos seres humanos se tornem bons. Neste caso, o bem transforma-se em luz para eliminar estas nuvens. 
Dessa forma, o amor que transcende fronteiras gera gratidão e esta dá origem a mais amor. Torna-se uma corrente que vai se estendendo ao mundo todo. O bem se transforma na luz que dominará a escuridão gerada pelo mal. 
Levar este grande amor e sua prática ao mundo é a missão de todos nós que clamamos pela paz mundial, nós que vamos nos conscientizando de como o pensamento e as palavras têm muita força energética e, uma vez emanadas, elas vão se formando em algo, não tendo como dissipar, por isso, transformam-se, em algo ruim, se somente construirmos isso. 
Comece a prestar atenção no que pensa, no que fala... seja mais sábio(a).
Por isso que é de suma importância nos resgatarmos, pois a centelha divina está dentro de nós e, somente assim, o ego perde... este ego carregado  pelos 7 pecados capitais.
Se não olharmos de frente a escuridão que encobre parte do mundo, não conseguiremos dar o próximo passo.
Primeiro precisamos aprender a amar corretamente a nós mesmos, nossa família, amigos, conhecidos e todas as pessoas que estão à nossa volta e com as quais temos alguma ligação. Devemos concretizar isso dentro de nós e, de corpo e alma, transmitir aos que estão à nossa volta, dando-nos as mãos e trabalhando junto com aqueles que possuem  o mesmo desejo de salvar a humanidade. Se o número de pessoas com este mesmo objetivo aumentar, cobrindo toda a Terra com esta vibração positiva, as nuvens se dissiparão e surgirá um mundo espiritual belo, sereno e cristalino, no qual o clima e a natureza se encontrarão em perfeita harmonia.
Esta é a mentalidade nova que liberará a luz no "início do crepúsculo".
Você quer me dar a mão? Vamos juntos formar esta corrente de luz!


extraído da revista Izunome - nº 42 - Junho/2011

Adaptado por Katia Souzá

domingo, fevereiro 24, 2013

O PARAÍSO NA TERRA COMEÇA NO LAR


Dando continuidade às divulgações das publicações constantes nas revistas distribuídas pelo Templo Sagrado de Guarapiranga, quando a nossa 17ª Turma fez o passeio no dia 25 de setembro de 2011, o assunto que resolvi abordar desta vez é O PARAÍSO NA TERRA COMEÇA NO LAR:
O lar é um local muito importante e o Paraíso Terrestre somente será construído paralelamente à formação do paraíso no lar.
Infelizmente a situação dos lares em geral não é das melhores. O número de famílias que têm de lidar com a separação de casais, com a violência doméstica e outros problemas vem aumentando.
O crescimento da delinquência juvenil, naturalmente, também é preocupante. De modo geral, eles têm pouca resistência física, pouca vontade, pouca perseverança e falta-lhes capacidade de raciocínio e ação. Eles não têm muita esperança em relação ao futuro, não têm ambição em se realizar nos estudos, nem nos seus relacionamentos com outras pessoas ou mesmo na sociedade.
Temos que perguntar: o que significa um filho para o país?
O homem vem a este mundo com um corpo físico recebido de seus pais e uma alma provinda de Deus. Todas as crianças receberam a partícula divina. Podem ocorrer de dois irmãos terem índoles diferentes: um incorrigível e malvado e outro leal e honesto. A missão dos pais, neste caso, é criá-los de forma diferenciada, focando mais no filho dito problemático, porém, não se deve tentar eliminar este problema como se fosse um incômodo: amar esse filho como alguém que tem uma missão muito importante, direcioná-lo, através de exemplo, pois falar apenas não adianta, visto que muitos pais reclamam que seus filhos são isso ou aquilo, mas não param para analisar que os seus filhos são a sua cópia, pois os filhos aprendem com as atitudes dos pais e não com que eles querem que seus filhos sejam.
Para que os filhos possam viver com alegria, como verdadeiros seres humanos, os pais têm a missão de orientá-los e educá-los corretamente, pois Deus os confiou para este legado. A tal educação é, nada mais nada menos, que o ensino dado em caso, a disciplina, as boas maneiras.
O Paraíso está dentro de nossos corações e, em outras palavras, devem se criar os filhos para que possam ser capazes de juntar as mãos diante das outras pessoas, ou seja, que possam respeitar a todos e que consigam amar.

A EDUCAÇÃO ESPIRITUAL ANTES DO NASCIMENTO

Tal educação começa no período de gestação. A educação realizada durante o processo de desenvolvimento do feto é tão importante que se acredita que ela influencia grande parte da vida de uma pessoa. O método para evitar a delinquência infantil é fazer com que o espírito da criança não adquira máculas. Veja como é importante já incutir a religião na criança, pois o que é a vida se não uma passagem de aprendizado para que sejamos pessoas melhores quando desencarnarmos.  Educar uma criança sem este conceito, já se perde um dos pilares em sua formação. É necessário que as crianças já pensem no bem e tenham um comportamento correto, preocupando-se sempre em elevar o próprio caráter.
Infelizmente este mundo é regido pelo consumismo exacerbado e pela cultura de querer somente o melhor para si, mesmo sendo que este melhor seja errado e, muitas pessoas que agem assim usam a desculpa de que todo mundo pensa assim. É por isso que a passagem pela porta é estreita, pois enquanto poucos querem melhorar em seu caráter e conseguem pela vontade, outros, que são a maioria, não conseguem combater estas ilusões de que estão sendo espertos, sendo cômodo serem egoístas, afundando-se em seus próprios defeitos, pela Lei Divina de Ação e Reação... e depois reclamam das situações ruins que as acometem.
Quando um casal que vive brigando, cujo bebê ainda está na barriga, o feto a tudo sente, já desde antes do nascimento. Para isso, a mãe, juntamente com o esposo, deve deleitar-se com a beleza da natureza, dirigindo-lhe palavras belas, cantar-lhe canções e transmitir-lhe constantemente sua própria felicidade, pois a felicidade da mãe dá felicidade e esperança à criança que está por nascer.
Assim, a união da família para o nascimento dessa nova vida e o estabelecimento de um ambiente paradisíaco é o primeiro passo para a formação do paraíso no lar, pois a base da educação se estabelece aos três anos de idade.


Antes que o espírito secundário se instale, é importante educar a criança nos aspectos espiritual e material, os quais se tornarão os alicerces da fé.
Deve-se já dar responsabilidade às crianças, pois elas aprendem com grande facilidade. Um exemplo é solicitar que tragam um café... mesmo que derramem e sujem o tapete e, depois que repetirem a mesma coisa, passariam a não derramar uma só gota, trazendo tudo direitinho. E quando dizemos “obrigado” a uma criança com um sorriso, quando lhe fazemos um carinho, a pegamos no colo ou damos um beijo, ela se alegra e sorri e começa a esperar que peçamos algo – é importante que a criança se sinta útil e confiável e, assim, crescerá com plena segurança e autoconfiança, dependendo sempre da paciência em ensiná-la.
Vendo uma criança com vontade de ajudar, não se pode deixar de sentir que, na verdade, o ser humano, originariamente, tem em si a vontade de amar ao próximo. Podemos trocar um tapete sujo de café, mas o desejo altruísta de “querer fazer algo pelo próximo”, que fica gravado no inocente coração infantil, é um tesouro sem preço, que dura por toda a vida.

Enfim, como diz Meishu-Sama (fundador da Igreja Messiânica Mundial), não podemos mimar exageradamente, pois, naturalmente, temos que chamar a atenção da criança quando ela faz alguma arte ou se comporta mal. O sentimento, a mente e o corpo de uma criança pequena são como esponja e, a começar pela luz, absorvem o que é bom e também o que é ruim, resumindo, absorvem tudo.
Deve-se aprender tudo o que for possível na época em que se pode aprender e tal época é o período da tenra infância, por isso a importância de ensinar a diferença entre o bem e o mal, que cultivar o sentimento da alegria do próximo corresponde à nossa própria alegria.
Como uma criança não entende bem o que dizemos, se a menosprezarmos, não a considerarmos com a seriedade necessária, depois poderemos passar por grandes problemas. A criança vê, escuta e sente muito, mas muito mais do que um adulto imagina. Por isso, temos que ter cuidado – o máximo de cuidado!  A criança percebe as atitudes dos pais, mesmo que estes não tenham a consciência disso e depois se surpreendem com o resultado insatisfatório da educação que deram. Pensem nisso!

Texto extraído da revista IZUNOME (nº 20 – setembro 2009), fornecida no Templo Messiânico, com as minhas adaptações.


Katia Souzá



segunda-feira, maio 14, 2012

CAMINHOS PARALELOS - CIÊNCIA E RELIGIÃO

Dando continuidade às divulgações das publicações constantes nas revistas distribuídas pelo Templo Sagrado de Guarapiranga, quando a nossa 17ª Turma fez o passeio no dia 25 de setembro de 2011, o assunto que resolvi abordar, extraí de uma das Revistas -  "Johrei Center"- na qual expõe sobre os caminhos que estão se tornando cada vez mais paralelos entre a ciência e a religião. O que me incentivou a escolher este assunto foi a conversa que tive com o Pérsio na última 4ª feira, cuja ênfase que ele fez foi que a tendência é que a filosofia entre a ciência e a religião acabem se coincidindo, pois,  hoje, infelizmente, é a ciência que impede esta crença por falta de provas incontestáveis, a ponto de haver muitos questionamentos a respeito por  um número muito considerável de indivíduos que se autodenominam ateus, agnósticos e até por aqueles que dizem crer em Deus também.
Li o assunto constante na revista e resolvi colocar de forma bem simples e clara, uma vez que já se tem rumores deste cruzamento destas duas filosofias que sempre se opuseram entre si.
imagem retirada do blog de Daniel Pires que também enfatiza sobre a união da Ciência e da Religião:
 http://danielpires93.blogspot.com.br/2011/01/ciencia-x-religiao-uniao.html

A boa notícia é que isso pode mudar, ou melhor, haver, realmente, um cruzamento destas filosofias, pois é até engraçado: de tanto haver oposição, uma hora vai haver a intersecção. Como assim?
Bem, sintetizando, os primeiros registros escritos sempre denotaram que a religião foi um elemento propulsor para ligar o homem a algo superior, na busca de um significado, aliás, jamais poderemos compreender a humanidade sem compreender as suas crenças.
No campo da ciência, a física avançou significativamente no estudo de formas de energia, tornando a ciência cada vez mais próxima de explicar como a vida poderia ter surgido através de reações químicas espontâneas.
Prova e crença, conhecimento e intuição, ciência e religião, ambas passaram seguir por estradas paralelas por volta do século XVII. Felizmente, ainda neste século, um cruzamento as espera.
Talvez este cruzamento ocorra quando o homem chegar no limite da dissecação de descobrir o todo, ou quando a menor partícula atômica revelar a existência da energia espiritual. É quando a procura de uma prova chegar no limite da existência de Deus, ou seja, o ateísmo chegar num ponto final de tantas pesquisas de se querer provar o contrário. É aí que se chega o momento de Deus permitir cair, de vez, o véu da dúvida...
Já está mais que na hora, com tantos fenômenos ocorrendo acerca da sensibilidade, dos cientistas deixarem de se sentirem que não precisam da espiritualidade pra nada, aliás, é através do fenômeno da inspiração que se obtém a revelação de uma ideia, demonstrando que nunca ninguém cria ou faz algo sozinho.
Os primeiros sinais deste cruzamento podem ser percebidos pelo interesse da ciência em relação à influência da fé na cura de doenças ou no melhoramento da saúde e, também, pelo interesse da religião em explicar, cientificamente, os fenômenos espirituais.
A Associação Brasileira de Medicina Complementar publicou alguns dados bastante interessantes sobre Fé e Cura, as quais foram pesquisas levantadas com milhares de pessoas e perceberam que aqueles que se consideravam religiosos tinham menos problemas de saúde. 
Percebeu-se que frequentar lugares religiosos tem relação com taxas menores de depressão e ansiedade.
Pessoas sob estresse apresentam aumento da pressão arterial e das frequências cardíaca e respiratória, reduzindo a imunidade. Uma pessoa em estado de estresse revela que é uma pessoa que tem medo e dúvida, sentimentos estes contrários à fé.
Constatou-se, então, em várias pesquisas, que tanto a meditação como a oração, o tai chi chuan e a ioga provocam uma reação oposta ao estresse.
Enfim, pesquisas estão ajudando para que os caminhos fiquem paralelos entre a ciência e a religião, ou seja, estamos bem próximos deste cruzamento. É sinal que é a permissão de Deus se manifestando.
Ainda há poucos materiais acerca deste assunto, porém, pelo rumo que está sendo tomado,  logo teremos novidades de que tudo nesta vida é interligado, que nada pode caminhar sozinho. 

Fonte: Johrei Center, pág. 3 - distribuída no dia 25/09/2011 


KATIA SOUZÁ

domingo, março 11, 2012

LEI HERMÉTICA

Complementando o assunto abordado na aula passada sobre o poder de nossa mente, o dirigente José Antonio encaminhou-me uma mensagem sobre a lei hermética, originada de um maravilhoso ensinamento por Hermes Trimesgisto, considerado, especialmente no Egito e na Grécia, um autêntico Deus.
O seu princípio de base é: O TUDO é Mente. O universo é mental. O universo é uma criação mental mantida pela mente do TUDO.

Vejam o que consta neste ensinamento e, se quiserem aprofundar mais no assunto, acessem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hermes_Trismegisto e http://pt.wikipedia.org/wiki/Hermetismo ou outras buscas correlatas.

KATIA SOUZÁ




























quarta-feira, janeiro 25, 2012

SOLO SAGRADO DE GUARAPIRANGA







No dia 25 de setembro de 2011, um domingo bem chuvoso, a nossa turma fez um passeio muito gratificante: fomos ao Solo Sagrado de Guarapiranga.
Partimos às 09h00 do Grupo Socorrista Maria de Bethânia e, praticamente, viajamos por 1 hora até o Guarapiranga, zona Sul. Chegando lá, fomos bem recebidos pelos guias, que nos apresentou de forma bem interessante e com bastante entusiasmo o local, bem como as suas origens... foi uma verdadeira aula de história. Passamos pelos portões de entrada e já começou a se descortinar uma linda vista: de um lado, a imensa represa do Guarapiranga e, de outro, o verde em seus inúmeros tons. Mais adiante, alamedas floridas e pedras de diferentes formatos e, harmoniosamente, dispostas. É claro que, acessando o site, você se deparará com muitas informações deste local, porém, nada se compara ao ponto de vista de quem já foi.
Veja, abaixo, o mapa apontando as áreas do Solo Sagrado de Guarapiranga, para deixar mais facilitada a localização a quem desejar visitar:


Caminhando por este lindo lugar, podíamos sentir o imenso amor de Deus e a purificação do nosso corpo e alma e, coincidentemente, estava chovendo, o que interpretamos como uma limpeza de tudo. Mesmo com a garoa, ninguém se desanimou na caminhada.
Extrema tranquilidade sentimos, o que foi possível ouvirmos o som da natureza.
E quão lindo o nado das carpas no lado!... e as quedas d'água então!... pareciam mais espelhos de tão incessante o modo que a água quedava... sentimos a água e... estava morna, apesar do frio chuvoso do dia!
Há também lá um Centro Cultural com espaço para exposições, setor de Audiovisual e salas para cursos.
Até rituais de chá foram descritos para nós e há todo um significado especial por trás de cada gesto, da arquitetura e decoração do local.
Foi-nos aplicado um passe que durou, mais ou menos, uns 15 minutos, denominado Johrei e este será o próximo assunto que irei compartilhar com vocês, aliás, tenho muitas informações a respeito aqui comigo e, aos poucos, vou adicionando neste blog para, a quem interessar, tenham pleno conhecimento deste lugar tão paradisíaco.

Abaixo consta o endereço do Solo Sagrado de Guarapiranga e até um mapa de como se chegar lá e recomendamos este lindo passeio, pois agregou bastante conhecimento acerca da religião Messiânica.




Até a próxima postagem!!!

Katia Souzá