A Gênese
Olá meus queridos companheiros do Básico II!
Devido a conclusão do estudo do Livro dos Espíritos, decidi escrever um pouco sobre o próximo Livro a ser estudado : A Gênese .
Temos apenas seis aulas para estudar um livro tão complexo e cheio de informações preciosas como este. Destaco a importância de seu estudo como meio de aperfeiçoamento pessoal sem contar a riqueza do conteúdo contida em cada página . Desta forma gostaria de deixar minha singela contribuição para incentivar aqueles que ainda não estão muito animados com a leitura.
Diria que o livro responde alguns milhares de indagações que surgem quando conhecemos melhor a Doutrina espirita. A Gêneses, como o próprio nome já diz e pelo seu significado no dicionário Aurélio é a “série de fatos e causas que concorreram para a formação de alguma coisa”.
A formação, o inicio de todas as coisas sempre foi a grande inquietação do homem, os materialistas tentam a todo custo provar que suas teses são verdadeiras através de formulas e experimentos, mas isto é impossível nunca chegaram a um tese verdadeira pois possuem uma visão extremamente limitada que é a visão material.
Nesse livro, Kardec procura estudar os milagres como fenômenos naturais cujos mecanismos de funcionamento são atualmente desconhecidos pela Ciência. Descreve os feitos extraordinários de Jesus Cristo, explicando o que teria realmente acontecido. Também mostra o processo espiritual e físico da criação da Terra, dos astros e planetas que compõem o Universo, segundo a visão científica de seu tempo. Epígrafe:"A Doutrina Espírita é a resultante do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência está chamada a constituir a Gênese segundo as leis da Natureza. Deus prova Sua Grandeza e Seu Poder pela imutabilidade de Suas Leis, e não pela sua suspensão. Para Deus, o passado e o futuro são o presente".
Diz Kardec (A Gênese, FEB, 32ª ed., Rio de Janeiro, 1988 - tradução Guillon Ribeiro, cap. I, item 55):
"Um último caráter da revelação espírita, a ressaltar das condições mesmas em que ela se produz, é que, apoiando-se em fatos, tem que ser, e não pode deixar de ser, essencialmente progressiva, como todas as ciências de observação. Pela sua substância, alia-se à Ciência, que, sendo a exposição das leis da Natureza, com relação a certa ordem de fatos, não pode ser contrária às Leis de Deus, Autor daquelas Leis. As descobertas que a Ciência realiza, longe de o rebaixarem, glorificam a Deus; unicamente destroem o que os homens edificaram sobre as falsas ideias que formaram de Deus"
A mais uma coisa... Linda foto!
ResponderExcluirA luz é tudo..Não há nada como ela em nossas vidas!
Isso me fazer lembra um frase que falam na minha turma “Se a tranquilidade da água permite refletir as coisas, o que não poderá a tranquilidade do espírito?” Chuang Tzu
Tenho uma dúvida e quem puder responder, eu antecipadamente agradeço. Pelo que foi exposto na aula, há a transição da inteligência nos 3 reinos até se chegar ao homem. Todos sabemos que há espíritos que se esforçam mais que outros rumo à evolução. Disso eu não tenho dúvida. A minha dúvida primordial é: uma vez que há espíritos que ingressam primeiro que outros na forma humana, esta é a explicação destes espíritos, que vieram antes que outros, de serem mais evoluídos?
ResponderExcluirEstive na Pintura Mediúnica e observei que a artista incorporava os artistas impressionistas como Renoir e Monet. Ora, se os espíritos tendem sempre a evoluir e aprenderem a fazer outras coisas diferentes, pq estes espíritos continuam nesta missão de artistas impressionistas, uma vez que faz anos que esta artista trabalha sob a inspiração destes?
ResponderExcluir