segunda-feira, maio 14, 2012

CAMINHOS PARALELOS - CIÊNCIA E RELIGIÃO

Dando continuidade às divulgações das publicações constantes nas revistas distribuídas pelo Templo Sagrado de Guarapiranga, quando a nossa 17ª Turma fez o passeio no dia 25 de setembro de 2011, o assunto que resolvi abordar, extraí de uma das Revistas -  "Johrei Center"- na qual expõe sobre os caminhos que estão se tornando cada vez mais paralelos entre a ciência e a religião. O que me incentivou a escolher este assunto foi a conversa que tive com o Pérsio na última 4ª feira, cuja ênfase que ele fez foi que a tendência é que a filosofia entre a ciência e a religião acabem se coincidindo, pois,  hoje, infelizmente, é a ciência que impede esta crença por falta de provas incontestáveis, a ponto de haver muitos questionamentos a respeito por  um número muito considerável de indivíduos que se autodenominam ateus, agnósticos e até por aqueles que dizem crer em Deus também.
Li o assunto constante na revista e resolvi colocar de forma bem simples e clara, uma vez que já se tem rumores deste cruzamento destas duas filosofias que sempre se opuseram entre si.
imagem retirada do blog de Daniel Pires que também enfatiza sobre a união da Ciência e da Religião:
 http://danielpires93.blogspot.com.br/2011/01/ciencia-x-religiao-uniao.html

A boa notícia é que isso pode mudar, ou melhor, haver, realmente, um cruzamento destas filosofias, pois é até engraçado: de tanto haver oposição, uma hora vai haver a intersecção. Como assim?
Bem, sintetizando, os primeiros registros escritos sempre denotaram que a religião foi um elemento propulsor para ligar o homem a algo superior, na busca de um significado, aliás, jamais poderemos compreender a humanidade sem compreender as suas crenças.
No campo da ciência, a física avançou significativamente no estudo de formas de energia, tornando a ciência cada vez mais próxima de explicar como a vida poderia ter surgido através de reações químicas espontâneas.
Prova e crença, conhecimento e intuição, ciência e religião, ambas passaram seguir por estradas paralelas por volta do século XVII. Felizmente, ainda neste século, um cruzamento as espera.
Talvez este cruzamento ocorra quando o homem chegar no limite da dissecação de descobrir o todo, ou quando a menor partícula atômica revelar a existência da energia espiritual. É quando a procura de uma prova chegar no limite da existência de Deus, ou seja, o ateísmo chegar num ponto final de tantas pesquisas de se querer provar o contrário. É aí que se chega o momento de Deus permitir cair, de vez, o véu da dúvida...
Já está mais que na hora, com tantos fenômenos ocorrendo acerca da sensibilidade, dos cientistas deixarem de se sentirem que não precisam da espiritualidade pra nada, aliás, é através do fenômeno da inspiração que se obtém a revelação de uma ideia, demonstrando que nunca ninguém cria ou faz algo sozinho.
Os primeiros sinais deste cruzamento podem ser percebidos pelo interesse da ciência em relação à influência da fé na cura de doenças ou no melhoramento da saúde e, também, pelo interesse da religião em explicar, cientificamente, os fenômenos espirituais.
A Associação Brasileira de Medicina Complementar publicou alguns dados bastante interessantes sobre Fé e Cura, as quais foram pesquisas levantadas com milhares de pessoas e perceberam que aqueles que se consideravam religiosos tinham menos problemas de saúde. 
Percebeu-se que frequentar lugares religiosos tem relação com taxas menores de depressão e ansiedade.
Pessoas sob estresse apresentam aumento da pressão arterial e das frequências cardíaca e respiratória, reduzindo a imunidade. Uma pessoa em estado de estresse revela que é uma pessoa que tem medo e dúvida, sentimentos estes contrários à fé.
Constatou-se, então, em várias pesquisas, que tanto a meditação como a oração, o tai chi chuan e a ioga provocam uma reação oposta ao estresse.
Enfim, pesquisas estão ajudando para que os caminhos fiquem paralelos entre a ciência e a religião, ou seja, estamos bem próximos deste cruzamento. É sinal que é a permissão de Deus se manifestando.
Ainda há poucos materiais acerca deste assunto, porém, pelo rumo que está sendo tomado,  logo teremos novidades de que tudo nesta vida é interligado, que nada pode caminhar sozinho. 

Fonte: Johrei Center, pág. 3 - distribuída no dia 25/09/2011 


KATIA SOUZÁ

Um comentário:

  1. No terceiro milenio,com nossos sentimentos renovados,teremos condição de receber muitas informações,conhecimentos e descobertas,que irão ampliar nosso horizonte,colaborando com o nosso aprendizado e crescimento espiritual. Espero que possamos cooperar para essa época de grandes transformações.

    ResponderExcluir