terça-feira, julho 09, 2013

O INÍCIO DO CREPÚSCULO

Lendo a revista IZUNOME, distribuída gratuitamente no Templo Messiânico, deparei com um assunto que achei importante abordar aqui. É sobre a reflexão motivada pelo grande terremoto no Japão em 2011, que é  a adoção, em qualquer circunstância negativa, de que a vida nos traz aprendizados, dentre eles, a aceitação.
O Revmo. Tetsuo Watanabe, presidente mundial da Igreja Messiânica, fala da importância de desenvolvermos um amor que transcende fronteiras e gera gratidão, formando-se uma corrente capaz de envolver toda a humanidade e está aí a missão de todos nós.
Ele relatou que encontrou alguns messiânicos vitimados pela catástrofe e procurou oferecer a eles o seu consolo e solidariedade. Ficou emocionado ao ver a maneira como as vítimas dessa tragédia estavam se apoiando, uns aos outros, para manter acesa a chama da esperança e o sorriso no rosto.



Para se receber o alvorecer, o filósofo Hegel em sua obra "Princípios da Filosofia de Direito", escreveu "a coruja de Minerva alça seu voo somente com o início do crepúsculo".
Minerva é considerada, na Roma Antiga, a deusa da sabedoria. Ao seu lado há sempre uma coruja, sua servidora, animal este considerado, na Europa, o ser mais sábio das florestas e, sempre que tinha alguma tarefa a cumprir junto aos deuses ou aos mortais, Minerva utilizava sua servidora, a coruja.
A expressão "o início do crepúsculo" simboliza o final de uma época e, junto com eles, o término da maneira de pensar que a regia.
A expressão "a coruja de Minerva" é, portanto, uma metáfora relacionada ao início da mentalidade que prevalecerá a nova era, recebendo o alvorecer.
Pode ser que este grande terremoto tenha sido o início de um grande crepúsculo, assim como qualquer sinalização de mudança em nossas vidas signifique que o final do ciclo chegou e a aceitação é relevante, pois tanto pessoas como situações, em nossas vidas, chegam ao fim e é por isso que TUDO PASSA.
A aceitação de que algo já acabou é uma atitude de extrema sabedoria, pois está se aplicando aí a compreensão que, nada mais é, que o despertar da consciência
É essencial perceber que a caminhada é como uma viagem, onde circunstâncias vão se alterando em nossas vidas, assim como pessoas vem e se vão, e a atraímos algumas personalidades dependendo do que a nossa alma tem que absorver nestas trocas de aprendizado e é por isso que o desapego é uma atitude de pessoas elevadas.
Quantas vezes você já se deparou com algo que você sentiu que já acabou e, teimosamente, insistiu em dar continuidade, por estar preso(a) a paradigmas sociais? 
Você se sentiu feliz profundamente? Você está feliz? Pense nisso! A nossa alma sinaliza o caminho e, infelizmente, não escutamos o nosso coração e, consequentemente, sofremos. 
Deixe o novo entrar. Já passei por experiências e deixei o passado para trás e foi a decisão mais acertada em minha vida. Cada vez que melhoramos como pessoas, mais a vida nos dá um presente ainda melhor. Saia da ilusão de pensar que o melhor é esta situação. Analise. Será mesmo? Consulte-se profundamente e veja que sinal de emoção desponta.
Nas mudanças veja como um momento para criarmos um novo espírito, uma nova mentalidade voltada para o amanhecer, reunindo sabedoria e transformando as maneiras de pensar e viver.
O Supremo Deus criou os seres humanos e outorgou-lhes a capacidade de perceber e corrigir os próprios erros. Dar-nos conta disso e tornar real o mundo da harmonia é uma maneira de louvarmos o Poder Divino e evidenciá-lo.
Todos os infortúnios têm origem nas ações, palavras e crenças malignas emanadas do ser humano. Sendo assim, é possível dizer, com certeza absoluta, que as calamidades naturais são, na verdade, frutos da corrida obstinada do ser humano em busca da realização dos desejos materiais, de suas práticas econômicas extremamente egoísticas executadas  em nome do desejo de tornar a vida mais confortável, deixando tal mais rápido, mais claro e mais prático, gerando NUVENS (máculas) inconscientemente, criadas por todos os indivíduos que se acumulam até certo ponto no mundo invisível e depois se manifestam na forma de grandes purificações como tufões, terremotos e outras calamidades.
A luz do bem dissipa as nuvens. 
Para contermos o aparecimento das grandes purificações, não basta adotar medidas para surgir as nuvens. Meishu-Sama nos ensina um método mais positivo, bastando que os pensamentos, as palavras e as ações dos seres humanos se tornem bons. Neste caso, o bem transforma-se em luz para eliminar estas nuvens. 
Dessa forma, o amor que transcende fronteiras gera gratidão e esta dá origem a mais amor. Torna-se uma corrente que vai se estendendo ao mundo todo. O bem se transforma na luz que dominará a escuridão gerada pelo mal. 
Levar este grande amor e sua prática ao mundo é a missão de todos nós que clamamos pela paz mundial, nós que vamos nos conscientizando de como o pensamento e as palavras têm muita força energética e, uma vez emanadas, elas vão se formando em algo, não tendo como dissipar, por isso, transformam-se, em algo ruim, se somente construirmos isso. 
Comece a prestar atenção no que pensa, no que fala... seja mais sábio(a).
Por isso que é de suma importância nos resgatarmos, pois a centelha divina está dentro de nós e, somente assim, o ego perde... este ego carregado  pelos 7 pecados capitais.
Se não olharmos de frente a escuridão que encobre parte do mundo, não conseguiremos dar o próximo passo.
Primeiro precisamos aprender a amar corretamente a nós mesmos, nossa família, amigos, conhecidos e todas as pessoas que estão à nossa volta e com as quais temos alguma ligação. Devemos concretizar isso dentro de nós e, de corpo e alma, transmitir aos que estão à nossa volta, dando-nos as mãos e trabalhando junto com aqueles que possuem  o mesmo desejo de salvar a humanidade. Se o número de pessoas com este mesmo objetivo aumentar, cobrindo toda a Terra com esta vibração positiva, as nuvens se dissiparão e surgirá um mundo espiritual belo, sereno e cristalino, no qual o clima e a natureza se encontrarão em perfeita harmonia.
Esta é a mentalidade nova que liberará a luz no "início do crepúsculo".
Você quer me dar a mão? Vamos juntos formar esta corrente de luz!


extraído da revista Izunome - nº 42 - Junho/2011

Adaptado por Katia Souzá

2 comentários:

  1. Sábia mensagem .Reforça ainda mais tudo de bom q aprendi no espiritismo, com os exemplos de Jesus no que se refere a esperança, perdão e fé.

    ResponderExcluir
  2. .....gostei do " ego carregado dos 7 pecados capitais......";......chegaremos lá um dia....abrço e parabéns pela iniciativa...bjoca!

    ResponderExcluir